1º Ciclo

20180118_102655

O 1º Ciclo marca o início da escolaridade propriamente dita. No colégio seguimos os programas definidos pelo Ministério da Educação, mas gostamos de ir um bocadinho mais longe e os nossos alunos (é verdade que com muito trabalho e dedicação) tem cumprido sempre as metas estabelecidas.

Além dos conteúdos programáticos estabelecidos para este Ciclo, procuramos também dar continuidade aos projetos que começámos a desenvolver no Jardim de Infância, que iremos continuar a trabalhar no 2º Ciclo e, que dão grande ênfase à Língua Portuguesa e à Matemática.

Embora este seja o mais longo de todos os ciclos do ensino básico é aqui que os nossos “pequenitos” vão começar a fazer a descoberta da leitura, da escrita e da lógica, é aqui que vão descobrir ou fazer novos amigos é aqui que as responsabilidades crescem. Mas é também aqui que a relação com o professor se torna mais estreita o que permitirá ao longo de quatro anos, fomentar aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras.

Neste processo de ensino-aprendizagem em que se pretende que os alunos desenvolvam, entre outras, as capacidades de autonomia, de responsabilidade, de rigor, de respeito e de espírito crítico, o inicio da escolaridade reveste-se da maior importância.

Os quatro anos passados no 1º ciclo, permitirão aos alunos a continuidade do seu percurso de aprendizagem com maior autonomia e segurança.

“ aprender não deve apenas conduzir-nos a um determinado sitio; deve permitir-nos continuar mais tarde esse caminho com maior facilidade “

Para além das normas que compõem o nosso regulamento escolar, são de referir os seguintes aspetos:

Manuais Escolares: A encomenda de manuais escolares é da responsabilidade do colégio, sendo os mesmos entregues aos Srs. Encarregados de educação durante a primeira reunião de pais;

Quadros Interativos: Todas as salas de aula se encontram dotadas de quadros interativos, um recurso que facilita a que o método de aprendizagem seja mais participativo e dinâmico;

Visitas de Estudo: Durante o decorrer do ano letivo serão agendadas diversas visitas de estudo, programadas e enquadradas de acordo com a planificação pedagógica. Estas visitas têm carater facultativo, tendo apenas por missão permitir aos alunos um maior contacto com a realidade que nos rodeia ao mesmo tempo que lhes permite elevar o seu grau de conhecimentos;

Farda Escolar: Conforme consta do regulamento escolar, todos os alunos, a partir dos 5 anos, usam obrigatoriamente farda escolar (pretende-se que desta forma, todos os alunos tenham uma apresentação correta e uma conduta digna dentro e fora do Colégio);

Salas de Apoio ao Estudo: No final das atividades letivas e para os alunos de 1º e 2º Ciclo, funcionam das 17H às 18H, as salas de estudo acompanhadas por um professor. Esta hora de estudo permite aos alunos não só a realização dos trabalhos de casa mas também usufruírem de apoio nas áreas em que tenham mais dificuldades.

20180118_102655
Contacte-nos

Envie-nos uma mensagem. Responderemos assim que pudermos.

Ilegível? Alterar texto. captcha txt