Projetos
“Trabalhar o Presente Olhando ao Futuro”
……” Se alguém quer ser um atleta de sucesso terá de treinar, desde cedo e exaustivamente, a sua estrutura muscular para que os resultados sejam progressivamente melhores. Sabemos que o mesmo se passa no percurso da escolaridade: quanto mais uma dada capacidade cognitiva for treinada, mais elevado será o grau de sucesso para cada aluno….”
Partindo desta premissa e considerando que o desenvolvimento de áreas importantes como a Língua Portuguesa e a Matemática são cruciais para o correto desenvolvimento de cada aluno, foram estabelecidos vários projetos:
À Descoberta da nossa Língua
Objetivos:
. Desenvolvimento da consciência fonética;
. Promoção da associação oral de palavras iniciadas ou terminadas pelo mesmo som;
. Divisão silábica;
. Promoção do desenvolvimento da motricidade fina que posteriormente permitirá utilizar corretamente o material de escrita a tesoura e outros;
. Promoção da leitura quer na vertente família quer na vertente escola procurando o desenvolvimento e o acompanho da atividade pelos encarregados de educação.
Leitura com os AVÓS
Promovendo o envolvimento da família com a escola, com o processo de ensino e com os próprios alunos, alargando as atividades a outros membros da família, para além dos Pais.
CONCURSO “ 100/sem Erros de Português”
CLUBE DA LEITURA
Promovendo a Leitura como agente de mudança e de Sucesso Educativo.
Pensar e Repensar os números
Concurso “Cálculo Mental”
SuperTmatik
Que visa contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos matemáticos, promovendo o convívio entre os alunos.
O Supertmatik tem como objetivos:
– Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática;
– Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental;
– Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo;
– Desenvolver a memorização a criatividade e o raciocínio;
– Estimular a capacidade mental entre os alunos;
– Mostrar que a matemática está presente no nosso dia-a-dia e que nem sempre reparamos;
– Conseguir mostrar que afinal a matemática é fácil e divertida, até dá para JOGAR!
CLUBE DA MATEMÁTICA
A aprendizagem da Matemática deve ser vista como um processo gradual e contínuo ao longo do ensino básico.
NÚMEROS E CÁLCULO
No domínio dos números e do cálculo, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspetos:
Ao longo de todos os ciclos
• Compreensão global dos números e das operações e a sua utilização de maneira flexível para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias úteis de manipulação dos números e das operações;
• O reconhecimento e a utilização de diferentes formas de representação dos elementos dos conjuntos numéricos, assim como das propriedades das operações nesses conjuntos;
• A aptidão para efetuar cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis ou usando a calculadora, bem como para decidir qual dos métodos é apropriado à situação;
• A sensibilidade para a ordem de grandeza de números, assim como a aptidão para estimar valores aproximados de resultados de operações e decidir da razoabilidade de resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação;
• A predisposição para procurar e explorar padrões numéricos em situações matemáticas e não matemáticas e o gosto por investigar relações numéricas, nomeadamente em problemas envolvendo divisores e múltiplos de números ou implicando processos organizados de contagem;
• A aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações que são necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram usados.